Quem sou eu

Minha foto
Elaine Cintia, Maiara, Sandra e Silvana. Acadêmicas do 8° Semestre do Curso de Pedagogia das faculdades Cathedral, em Barra do Garças-MT. Sob orientação da profª Drª Gisele Lira de Resende.

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

O lúdico na educação infantil

O ato de brincar é natural da criança, por isso é de grande relevância que as escolas/ creches possibilitem essa ação para que os pequeninos possam se expressar por meio do lúdico, considerando que o lúdico são brincadeiras, jogos, músicas, arte,expressão corporal, ou seja, tudo aquilo que garanta a espontaneidade e prazer na criança.
Por meio da brincadeira a criança desenvolve todas suas potencialidades, haja vista que o movimento, a brincadeira é uma linguagem...
O professor precisa estar atento ao objetivo de cada brincadeira, procurando dar a ela um sentido coerente para o desenvolvimento do educando, o professor deve também estimular seus alunos a participarem de todas as atividades conforme seus limites, encorajando-os de maneira que estes possam se sentir seguros.
Dessa forma compreende-se que é possivel trabalhar com o lúdico como forma de difundir os conteúdos. E que a aula quando posta de maneira prazerosa e instigante faz com que o professor consiga perceber que a brincadeira não é uma mera metodologia diferenciada para distrai alunos, mas que permite com este educador encontre muito  mais informações sobre seu aluno, sobre sua vivência e suas capacidades e habilidades .

Um comentário:

  1. Muitos não compreendem que o lúdico é a linguagem da criança, e é por meio do brincar que ela se comunica, refleti ações e ainda aguça sua criatividade.

    ResponderExcluir